Pular para o conteúdo principal

Observatório lança Nota em repúdio à resolução 500/2020 do Conama

Movimentos e organizações de pescadores e pescadoras artesanais, pesquisadores e ativistas acabam de lançar nota de repúdio à resolução 500/2020 do Conama. 448 organizações, no total, assinam a nota.

No documento divulgado hoje (01/10),  as organizações alertam para o impacto que a medida pode ter sobre os manguezais, afetando diretamente no meio ambiente, na reprodução das espécies marinhas e no aceleramento das mudanças climáticas.

Outra preocupação apontada na nota é que a resolução 500/2020 aumente o risco de conflitos nos territórios pesqueiros, ameaçando assim a vida e a permanência dos pescadores e pescadoras artesanais  nos seus territórios. 

Confira a nota na íntegra logo abaixo ou acesse o documento por aqui!


---------------------------------------------------------------------------

NOTA DE REPÚDIO À RESOLUÇÃO CONAMA 500/2020 DO 28 DE SETEMBRO DE 2020 EM DEFESA DA PESCA ARTESANAL E SUAS COMUNIDADES

Nós, pescadoras e pescadores artesanais, povos e comunidades tradicionais extrativistas costeiros marinhos do Brasil, e as instituições, professores, e pesquisadores apoiadores abaixo assinados, vimos fazer esta MANIFESTAÇÃO PÚBLICA DE REPÚDIO à RESOLUÇÃO CONAMA nº 500/2020 do dia 28 de setembro de 2020, que, entre outras disposições, revoga as resoluções CONAMA 284/2001, 302/2002 e 303/2002, que protegiam ambientes costeiros fundamentais para a sua sobrevivência material e cultural.

A resolução 303/2002 estabelecia obrigatoriamente as Áreas de Preservação Permanente (APP) nas faixas litorâneas, protegendo toda a extensão dos manguezais, apicuns e restingas recobertas por vegetação com função fixadora de dunas ou estabilizadora de mangues, e a resolução 302/2002 estabelecia a obrigação de que reservatórios artificiais de água mantivessem uma faixa mínima de 30 metros ao seu redor como APP. Já a resolução 284/2001 padronizava empreendimentos de irrigação para fins de licenciamento ambiental.

O atual Ministro de Meio Ambiente, Ricardo Salles, ao suspender estas resoluções, cumpre o seu propósito de “passar a boiada” mencionado naquela fatídica reunião ministerial de 22 de abril de 2020 no Palácio de Planalto, ou seja, o propósito de desregulamentar a legislação de proteção ambiental, enquanto a população agoniza diante da pandemia do COVID 19.

Este ato é inconstitucional porque fere o Artigo 225 da Constituição Federal, que estabelece que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. O direito ao meio ambiente equilibrado como bem de uso comum, largamente consolidado no país, não deve ser negado nem flexibilizado. Muito pelo contrário, cabe ao Estado zelar e respeitar a legislação criada para garanti- lo lhe dando cumprimento.

Vale ressaltar que este ato foi facilitado porque, em 2019, o Ministro Salles desestruturou o Conselho Nacional do Meio Ambiente, reduzindo drasticamente a presença de técnicos e de representantes da sociedade civil, permitindo que o governo, a serviço dos grandes negócios, tenha maioria nele e possa tomar decisões contrárias à proteção do meio ambiente e os interesses do povo brasileiro. Assim, dos 96 integrantes originais restaram 26 e, desses, apenas 4 são representantes da sociedade civil, ficando os 22 restantes em mãos de representantes de empresários e de órgãos governamentais.

Os manguezais são um ecossistema costeiro que tem um papel especial para o planeta, para a reprodução de muitas espécies e de muitos povos no Brasil e no mundo. Possuem importância ecológica de grande relevância para a manutenção da vida marinha, principalmente por possibilitar a transformação de nutrientes em matéria orgânica, gerando vida, alimento, proteção e inúmeros serviços ao meio ambiente e à humanidade. Por estarem estabelecidos em áreas abrigadas e ter alta produtividade, são berçários naturais para muitas espécies de moluscos, crustáceos, peixes, répteis e aves, garantindo o seu crescimento e sobrevivência. Associado ao manguezal há a feição apicum, que representa o estágio evolutivo desse ecossistema, sendo importante reservatório de nutrientes. Os manguezais possuem uma das vegetações que mais capta dióxido de carbono (CO²) da atmosfera, dando imensurável contribuição para o equilíbrio climático.

Por outro lado, e em função dessas características, milhares de comunidades tradicionais pesqueiras extrativistas no Brasil dependem dos manguezais para sua reprodução física e cultural. A busca diária pelos meios de vida se estabelece a partir de uma profunda e complexa afinidade entre homem/mulher/natureza resultando na composição de um rico patrimônio ecológico e cultural. Todos os dias homens e especialmente mulheres pescadoras adentram nos mangues em busca de recursos pesqueiros que alimentam diretamente suas famílias com alimento de alta qualidade, alimento que também chega à mesa de toda a população brasileira. Essa é uma realidade cotidiana pouco conhecida pela maioria do povo brasileiro e negligenciada pelo Estado do ponto de vista socioeconômico, ecológico e cultural. A lama do mangue gera vida, e é base de sustento fundamental para os povos e comunidades tradicionais extrativistas costeiros.

Mesmo com toda sua importância socioambiental e sua significativa contribuição para a vida no planeta, os manguezais vêm sofrendo graves ameaças que colocam em risco sua integridade. Nos últimos anos, com o avanço da política desenvolvimentista, que mercantiliza a vida e a natureza, tem se implantado no Brasil e no mundo grandes projetos que os degradam, resultando, em curto prazo, em desmatamento e perda de diversas espécies e, em longo prazo, no comprometimento da reprodução de diversas vidas marinhas e dos povos extrativistas que delas dependem.

Junto aos manguezais estão as demais áreas de proteção permanente, como restingas e matas ciliares, que abrigam e dão segurança a uma fauna e flora que também têm um papel importantíssimo. Esta proteção permite a manutenção da qualidade das águas, seja para uso dos pescadores e pescadoras artesanais e o conjunto dos povos e comunidades tradicionais extrativistas costeiros marinhos, como para sua disponibilização para o consumo de toda a população, garantindo a existência dos mananciais que abastecem as cidades e demais agrupamentos humanos.

O modelo de desenvolvimento em curso no Brasil tem incentivado a implantação de diversos empreendimentos econômicos em áreas de manguezais, restingas e margem de rios e mananciais, causando danos e impactos ambientais irreversíveis, com expurgos das populações originárias que

centenariamente vivem neles de forma conciliadora com a natureza. A carcinicultura (criação de camarão em cativeiro), presente hoje em grande parte do país, tem provocado morte e destruição de manguezais. A especulação imobiliária que serve, sobretudo, ao turismo de massa e a grupos empresariais nacionais e internacionais, tem devastado extensas áreas de mangue e restingas ao longo de todo nosso litoral. A agricultura mercantilista irresponsável alija comunidades rurais e pesqueiras em benefício de poucos latifundiários famigerados em lucrar sempre. Estas práticas têm sido responsáveis pela perda de habitats de diversas espécies da fauna e da flora. Todos esses processos contam com a cumplicidade do governo atual e sua política ambiental, que, além de incentivar e permitir a sua implementação, derruba as leis criadas, com muita luta e esforços, para proteger o ambiente e os direitos das populações que dele dependem.

Agora, com a anulação da proteção ambiental que estabelece a Resolução CONAMA nº 500/2020 serão intensificados os graves conflitos territoriais envolvendo povos e comunidades tradicionais extrativistas que vivem nesses territórios e se relacionam com eles de maneira harmônica e saudável contribuindo para sua manutenção e integridade. Trata-se de povos e comunidades que, como dito, já são muito afetadas pelo avanço da agenda neoliberal e que agora, na atual pandemia, sofrem especialmente a escolha do Estado brasileiro de não implementar as medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentá-la.

Assim, em base a todo o exposto, os abaixo assinantes manifestamos nosso mais enfático repúdio à ação criminosa do Governo Bolsonaro que visa destruir as áreas costeiras, os manguezais e a vida nas águas de onde milhares de brasileiros e brasileiras e inúmeras comunidades seculares tiram o seu sustento, em particular o enfático repúdio à Resolução CONAMA nº 500/2020 assim como à descaracterização do CONAMA que, de visar a devida proteção ambiental, virou ferramenta para a criminosa destruição ambiental e social.

 

01 de outubro de 2020.

 

 MOVIMENTO DE PESCADORES E PESCADORAS ARTESANAIS DO BRASIL- MPP

 COMISSÃO NACIONAL DE FORTALECIMENTO DAS RESERVAS EXTRATIVISTAS COSTEIRAS E MARINHAS CONFREM

ARTICULAÇÃO NACIONAL DAS PESCADORAS- ANP

COORDENAÇÃO NACIONAL DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS CAIÇARAS- AUREMOCA – CNCTC

OBSERVATÓRIO DOS IMPACTOS DO CORONAVÍRUS NAS COMUNIDADES PESQUEIRAS

CONSELHO PASTORAL DOS PESCADORES - CPP

 


Organizações de pescadores e pescadoras que apoiam:

Articulação Sul-Sudeste dos Pescadores e Pescadoras, RJ

Associação Comunitária Agropesqueira Povoado de Algodoal – PA

Associação Comunitária de Pescadores e Aquicultores de Pontal do Sul- APAPSUL- Paraná-PR

Associação Comunitária dos Moradores de Tatajuba - Camucim- CE

Associação Comunitária dos Pescadores e Pescadoras Artesanais Vazanteiros e Vazanteiras Extrativistas

e Agricultores Familiares da Comunidade de Canabrava

Associação da Reserva Extrativista Marinha de Cururupu/MA

Associação da Reserva Extrativista São João da Ponta - AUREM MOCAJUIM - PA

Associação das Marisqueiras AMA de Acaú/Pitimbu-PB

Associação das Marisqueiras de Macau/RN

Associação das Marisqueiras, Marisqueiros, Pescadoras e Pescadores de Povoação de São Lourenço –Goiana/PE

Associação das Pescadoras e Marisqueiras de Porto do Mato Estância- APMPM, SE

Associação das Pescadoras e Pescadores de Tejucupapo – Goiana/PE

Associação de Aquicultores/Ostrocultores de Vila Lauro Sodré (Aquavila) de Curuçá – PA

Associação de Desenvolvimento Comunitário de Pescadores Artesanais e Aquicultores do Município de Soure/ ADCPEAMS – PA

Associação de Marisqueiros De Ponta De Areia E Caravelas, AMPAC- BA

Associação de Moradores da Vila Menino Deus (AMOVIMED), Baixo Anapu/PA

Associação de Moradores e Amigos de Garapuá- AMAGA

Associação de Pescadores e Moradores do Angolá, Maragogipe -BA

Associação de Moradores e Pescadores e Pescadoras de Bananeiras, Ilha de Maré, BA

Associação de Pescadores e Pescadoras de Parnaiba- ASSPEAPA, Maria das Graças Aquino de Sousa- PI

Associação de Pescadores Artesanais de Garopaba do Sul, SC

Associação de Pescadores de Cumuruxatiba- APEC, BA

Associação de Pescadores de Pescaria Brava- SC

Associação de Pescadores e Aquicultores da Pedra de Guaratiba-RJ

Associação de Pescadores e Marisqueiras do Quilombo da Cambuta Frutos do Mar, Município de Santo Amaro, Santo Amaro - BA

Associação de Pescadores e Pescadoras Artesanais das Comunidades Amador, Auerana e Ourives-APESCA

Associação de Pescadores e Pescadoras Artesanais e Extrativistas de São Sebastião da Boa Vista-APAEBV

Associação de Pescadores e Pescadoras de Barra de Serinhaém- BA

Associação de Pescadores e Pescadoras de Cova da Onça, APESCO- Cairu - BA

Associação de Remanescentes do Quilombo de Bairro Alto de Salvaterra-PA

Associação do Município de Cairu, BA

Associação dos Agricultores e Aquicultores de Nova Olinda- AGROMAR, município de Augusto Corrêa-PA (Carlos Jorge Reis Cruz)

Associação dos Caranguejeiros de Soure – PA

Associação dos Maricultores e Pescadores de Mangaratiba-RJ

Associação dos Moradores do Barro Preto, Iguape e Lagoa- CE

Associação dos Moradores do Sítio Jardim- Fontim- CE

Associação dos Pescadores Artesanais de Parambu- CE

Associação dos Pescadores e Marisqueiras da Reserva Extrativista do Batoque

Associação dos Pescadores e Pescadoras da Praia de Carne de Vaca – Goiana/PE

Associação dos Pescadores e Pescadoras de Santa Helena-MA

Associação dos Pescadores e Pescadoras do Município de Santa Helena-Ma

Associação dos Pescadores Feirantes de Pelotas- AFPA-PEL, RS

Associação dos Remanescentes de Quilombo de São Braz- Santo Amaro BA

Associação Dos Remanescentes De Quilombos De Acupe, Distrito De Santo Amaro, BA

Associação dos Remanescentes de Quilombos de Pratigi e Matapera, Camamu, BA

Associação dos Remanescentes do Quilombo Porto da Pedra e Mutamba, Maragogipe, BA.

Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Mãe Grande de Curuçá- AUREMAG - PA

Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha Caeté, ASSUREMA CATA -Taperacu -PA

Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha Chocoré Mato Grosso – PA

Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha Cuinarana- AUREMAC- PA

Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha de Arai Peroba - AUREMAP - PA

Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha de Soure -ASSUREMAS - PA

Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha de Tracuateua - AUREMAT - PA

Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha de Viseu- ASSUREMAV - PA

Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Mestre Lucindo - AUREMLUC- PA

Associação dos Usuários da Reserva Extrativistas Marinha Maracanã- AUREMAR - PA

Associação Mãe dos Extrativistas da Resex de Canavieiras - Amex

Associação Quilombo Batateira, Cairu-Ba

Associação Quilombola de Pescadores (as) e Lavradores (as) do Território Quilombola do Distrito do Guaí, Maragogipe-BA.

Associação Quilombola de Pescadores/as e Lavradores/as, Maragogipe/BA

Associação Quilombola do Cumbe

Associação Quilombola Dom João

Associação Remanescente de Quilombo do Buri

Coletivo dos Pescadores da Prainha - RJ - Renato dos Reis Oliveira (Lobão)

Coletivo de Pescadores e Caranguejeiros Artesanais de Duque de Caxias – RJ- Paulo César da Silva -

Colônia de Pescadores (a) Z-5 do Bailique -AP

Colônia de Pescadores Artesanais, Z-36 de Manga - MG

Colônia de Pescadores de Cajueiro z36- RN

Colônia de Pescadores de Galinhos z 30-RN

Colônia de Pescadores de Macau z9- RN

Colônia de Pescadores de Maxaranguape z15- RN

Colônia de Pescadores de Muriu z14- RN

Colônia de Pescadores de Natal z4- RN

Colônia de Pescadores e Aquicultores z 21 de Esperantina -TO

Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-06 de São Gonçalo do Amarante- CE

Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-24 de Chaval- CE

Colônia de Pescadores e Pescadoras Artesanais Z-58 de Novo Oriente- CE

Colônia de Pescadores Z-1 – Rio Grande-RS

Colônia de Pescadores Z-2 – São José do Norte-RS

Colônia de Pescadores Z-3, Pelotas- RS

Colônia de Pescadores Z-15 de Humberto de Campos-MA

Colônia de Pescadores Z-7 de MARACANÃ – PA

Colônia de Pescadores Z-03 de Oiapoque/AP

Colônia de Pescadores Z-10, Ministro Fernando Costa, Ubatuba- SP

Colônia de Pescadores Z-8, Marataízes- ES

Colônia dos Pescadores Nossa Senhora Aparecida – Serra Talhada-PE

Colônia de Pescadores Z4 de São Caetano de Odivelas, Pará

Colônia dos Pescadores Z-05 de Tamandaré/PE

Colônia dos Pescadores Z-06 de Barra de Sirinhaém/PE

Colônia dos Pescadores Z-07 do Rio Formoso/PE

Colônia dos Pescadores Z-08 do Cabo/PE

Colônia dos Pescadores Z-10 de Itapissuma/PE

Colônia dos Pescadores Z-13 de Jatobá/PE

Colônia dos Pescadores Z-14 de Goiana/PE

Colônia dos Pescadores Z-23 de Petrolândia/PE

Colônia dos Pescadores Z-26 de Itacuruba/PE

Colônia dos Pescadores Z-29 de Floresta/PE

Colônia dos Pescadores Z-31 de Serrita/PE

Colônia dos Pescadores Z-54 de Gameleira/PE

Colônia dos Pescadores e Maricultores Z-9 de Macau

Colônia Z-04 de Pescadores e Pescadoras de Ilha de Maré, BA

Colônia Z-27 Espírito Santo do Tauá - PA

Colônia Z-7 Ilha Grande-PI

Colônia Z-2 de Januária, MG

Colônia Z-5 de Curuçá – PA

Colônia Z-8 de São Lourenço do Sul- RS

Colônia Z- 06 Senador Vergueiro Ilhabela- SP

Conselho Gestor da Apa de Santa Cruz- PE

Conselho Quilombola das Comunidades Quilombolas de Ilha de Maré, BA

Comissão Ilha Ativa - Ismael Cavalcante de Sousa – Vice-Presidente, Parnaíba, PI

Comissão Pró-Resex Filhos do Mangue – PA

Comissão Pró-Resex Viriandeua (Salinopólis/São João de Pirabas) - PA

Comunidade Quilombola Pesqueira Vazanteira de Crortá - MG

Comunidade Quilombola Sangradouro Grande-MG

Comunidade Tradicional da Ilha da Curimatá-MG

Comunidade Tradicional de Pau Preto Matias Cardoso, MG

Conselho Gestor da Reserva Extrativista Tauá-Mirim/MA

Cooperativa de Pescadores e Pescadoras Artesanais de Carutapera/MA

Fábio de Souza Vieira, Coordenador da Confrem, Amapá

Fórum da Lagoa dos Patos, RS

Fórum da Pesca do Litoral Norte, RS

Fórum de Comunidades Tradicionais-FCT Angra, Paraty, Ubatuba, RJ

Fórum de Pesca do Complexo Lagunar, SC

Fórum dos Pescadores em Defesa da Baía de Sepetiba, RJ

Movimento das Marisqueiras de Sergipe- SE

Movimento dos Pescadores/as do Paraná - MOPEAR- Cláudio de Araújo Nunes

Rede de Mulheres de Comunidades Extrativistas Pesqueiras da Bahia

Renato dos Reis Oliveira - Coletivo de Pescadores Artesanais da Prainha – RJ

Sindicato de Pescadores e Pescadoras de Icatu no Maranhão

Sindicato dos Pescadores Artesanais de Bragança- PA

Sindicato dos Pescadores de Murici dos Portelas/PI

Sindicato dos Pescadores do Município de Imaruí- SC

Sindicato dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura de São Luiz- MA

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Januária-MG

Sociedade Comunitária de Habitação Popular, Pescadores da Costa Oeste -CE

União dos Pescadores da Caponga- UNIPESCA


Outras instituições e pessoas que apoiam:

Ana Luisa Spinelli – Presidente da Câmara Técnica do Conselho Gaúcho de Pesca

Ângela Mendes- Comitê Chico Mendes

Angélica Mendes Mamede- Comitê Chico Mendes

Antônio José Mota Bentes - Coordenador da Sapopema, Santarém-PA

Associação Brasileira de Agroecologia/ABA - Presidenta: Islândia Bezerra

Associação Brasileira de Combate ao Lixo no Mar – ABLM

Associação de Mulheres Apoiadoras do PEA FOCO- RJ

Associação Mundial de Rádios Comunitárias - AMARC Brasil- Lígia Kloster Apel

Associação Sol Nascente- Sueli Guardiã das abelhas

Cardume Socioambiental & Comunicação- RJ

Caritas Diocesana de Crateús – CDC

Casa Latino-Americana- CASLA, Curitiba, Paraná

Central de Movimentos Populares- CMP

Centro Dandara de Promotoras Legais Populares

Centro de Defesa dos Direitos Humanos Pedro Lobo- CDDH

Coletivo Memórias do Mar

Comissão de Justiça e Paz de Macau/RN

Comissão Ilha Ativa – CIA

Comitê Chico Mendes

Dr. Ailton Marcelo Thomaz do Nascimento - Defensor do Meio Ambiente– RJ

Dr. Clóvis Cavalcanti, Presidente de Honra da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica EcoEco

Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional - FASE

Fórum Social Mundial de Saúde e Seguridade Social – Brasil

Fórum SUAPE-PE

Grupo Ambientalista da Bahia - Renato Cunha- BA

Grupo Curumim

Grupo de Defesa e Promoção Socioambiental- GERMEN- Claudio Mascarenhas

Grupo de Trabalho Política Agrária, Urbana e Ambiental da APRUMA – Sessão 

Sindical na Universidade Federal do Maranhão do Andes- Sindicato Nacional de Professores Universitários (GTPAUA/APRUMA)

Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (RURAP)- Érica Antunes Jimenez

Instituto de Pesquisa Heloísa Marinho- IPHEM- Anna Maria Lunardi Padilha

Instituto Linha D’Água- Henrique Callori Kefalas, SP

Instituto Sarapiá - André Lucas Santiago, PR

Instituto Verdeluz

Memorial Chico Mendes/ Manaus/AM- Núbia Gonzaga

Movimento RUA - Juventude Anticapitalista

Neriane Nascimento da Hora - Sapopema, Santarém-PA

Observatório dos Conflitos do Extremo Sul do Brasil

Ong Arte-Mojó/MA

Ong Rio Ambiental- Maria Augusta Ferreira Miguel

Ouvidoria do Mar

Patrícia dos Passos Claro, Analista ambiental, aposentada do ICMBio,

Poliane Batista da Silva - Sapopema, Santarém-PA

Rede Ater Pesca- Jocemar Tomasino Mendonça

Rede de Educadores Populares em Economia Solidária- REPES -Rio de Janeiro, RJ

Rede de Empreendimentos de Economia Solidária e Produtos da Sociobiodiversidade - REESOLBIO

Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares

Reserva Biológica de Tinguá- Comendador Ricardo Portugal

Reserva Biológica do Tinguá para Sempre!- Márcio das Mercês

Rosemary Botentuit de Assis - Comunidade Salva Terra

Sociedade para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente - SAPOPEMA

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia- Leticia Coelho da Costa Nobre

Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bequimão/MA

Sociedade Maranhense de Direitos Humanos

SOS Corpo Instituto Feminista para a Democracia

União Brasileira de Mulheres – UBM- Presidente: Vanja Andréa Santos

União de Moradores do Taim/MA

XINGU VIVO- Ana Laide Soares Barbosa


Professores, pesquisadores e instituições académicas que apoiam:

Academia Pernambucana de Ciências (APC)

Académica Aline Penha do Nascimento - Geografia, Grupo Costeiros – UFBA

Académica Catherina Mónaco Macena Ferreira, Laboratório Socioambiental do Centro de Estudos do Mar, CEM/UFPR

Académica Águeda de Nazaré Monteiro Costa (Extrativista da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, Muaná), Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento/UFPA.

Académica Liliane Teixeira Franco (Quilombola da Comunidade de Bairro Alto, Salvaterra-PA, Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento/UFPA.

Académica Maria do Carmo Marques dos Santos (Extrativista da comunidade Bom Jesus RESEX Mapuá, Breves, Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento/UFPA

Académica Maria da Conceição Miranda dos Santos (agricultora familiar do Baixo Anapu), Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento/UFPA.

Académica Maria Rosa Pantoja Monteiro (agricultora da comunidade Santa Terezinha, Município de Curralinho), Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento/UFPA

Acadêmica Marina Pires Guerra Aguiar, Geografia, Grupo Costeiros – UFBA

Académica Roberta Erika Ferreira Morais – CG Geografia, Grupo Costeiros - UFBA

Académica Rosimar dos Santos Moreira (Quilombola da comunidade remanescentes de quilombo de vila União/Campinas, Salvaterra), Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento e Pósgraduação em neuropsicopedagogia com ênfase em educação especial e inclusiva/UFPA

Académico Adriano Soares Barbosa (pescador artesanal da comunidade Espírito Santo do Tauá, município de Santo Antônio do Tauá), Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento/UFPA

Académico Alberis Gomes da Silva (Extrativista da Resex Mapuá Breves PA, Santíssima Trindade), Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento/UFPA

Académico Gilfran dos Anjos Ramos, (Extrativista da Comunidade São Miguel do Pracuúba, Muaná), Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento/UFPA.

Acadêmico Rodrigo Santos de Jesus, Geografia, Grupo Costeiros e Grupo Colapso – UFBA

Alba Simon - pós graduada UNIRIO

Alessandra Caiafa - LEVRE/UFRB

Alexandre Zananiri Cordeiro, FGV-EAESP, Fundação Getúlio Vargas / Escola de Administração de Empresas de São Paulo- SP

Aline Barreto Moisés de Oliveira - Programa Saúde, Ambiente Trabalho e Sustentabilidade em

Comunidades, Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho, Faculdade de Medicina -Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora

Amanda Northcross - Programa Saúde, Ambiente Trabalho e Sustentabilidade em Comunidades,

Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho, Faculdade de Medicina -Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade North Carolina. Pesquisadora

Ana Lourdes Ribeiro- Pesquisadora e Educadora Ambiental, UFMA/Maranhão

Andrei T. Cunha Cardoso – PELD- Pesquisas Ecológicas de Longa Duração Costas dos Corais (UFAL) e REMAR - Rede de Monitoramento de Andadas Reprodutivas de Caranguejos

Andrine Longaray - Pesquisadora Laboratório MARéSS/FURG

Anna Marinho Lunardi Padilha -IPHEM Instituto de Pesquisas Heloísa Marinho / RJ

Associação dos Professores da FURG – APROFURG

Barbara Maria Dias Figueiredo, Mestranda PPGSS/UFPB

Beatriz Cotrim - Extensionista do Projeto Corrente de Retorno/Faculdade de Oceanografia da UERJ

Bianca Caetano - Pesquisadora Laboratório MARéSS/FURG

Brena Andrade (Nuhumar/Ciências Ambientais/UFPE)

Caio Floriano dos Santos – Pesquisador Laboratório MARéSS/FURG

Carina Félix Bezerra- Mestranda PPGSS/UFPB

Carlos Henrique Amaral, Programa Saúde, Ambiente Trabalho e Sustentabilidade em Comunidades,

Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho, Faculdade de Medicina -Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador.

Carmen Garcez- Programa de Pós-graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental – PPGPLAN, Universidade Estadual de Santa Catarina- UESC

Carolina Silva Sapucaia, pesquisadora do Grupo Costeiros UFBA e do Projeto GEFMAR MMA/ICMBio

Cássio Marques Ribeiro, Mestrando Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPAR

Catherine Prost, Grupo de Pesquisa Costeiros - UFBA

Claudia Nunes ESAC (Grupo de Estudos Socioambientais Costeiros)/UFSE

Clemente Coelho Júnior - Universidade de Pernambuco (UPE)

Clovis Vailant - Pesquisador Associado-UFMT

CoLaboratório de Oceanografia Social (UFPA/COLMICH)

Coletivo Mulheres Terra - IGEO-UFBA

Cristiane Vieira da Cunha - Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Marabá-PA

Cristiano Quaresma de Paula, FURG, RS

Comitê UFPE S.O.S Mar/UFPE

Darcy Di Paolo- ESAC (Grupo de Estudos Socioambientais Costeiros)/UFPA-Belém

Davi Henrique Rodrigues - Extensionista do Programa de Pesquisa Ação da Cadeia Produtiva da Pesca

no Litoral Fluminense (PAPESCA/UFRJ)

Débora Maria Barreto da Silva (Rede Mulher e Meio Ambiente – REMMA-PE)-PE

Denílson da Silva Bezerra, Departamento de Oceanografia e Liminologia (UFMA)

Denílson do Carmo Silva (Ciências Ambientais/UFPE – Nuhumar)

Denílson Moreira de Alcântara, GeografAR/UFBA

Departamento de Sociologia (DS)/UFPE

Dioniso de Souza Sampaio- - IECOS (Instituto de Estudos Costeiros)/ UFPA-Bragança

Dr. Hugo Juliano Hermógenes da Silva, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e

Desenvolvimento- PPGMADE/ UFPR

Dra. Ana Lizete Faria, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento- PPGMADE/UFPR

Dra. Beatriz Mesquita Pedrosa, Fundação Joaquim Nabuco-FUNDAJ. Pesquisadora

Dra. Man Yu Chang, Projeto CNPq Baia Paranaguá, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e

Desenvolvimento- PPGMADE/ UFPR. Pesquisadora

Dra. Nathalia Barreto, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento- PPGMADE/UFPR

Ednilza Maranhão dos Santos - Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE- PE

Eduarda Lima, Nuhumar/Ciências Ambientais/UFPE- PE

Eduardo Mendes da Silva, Instituto de Biologia, UFBA- BA

Érica Antunes Jimenez, Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (RURAP),AP

ESAC- Grupo de Estudos Socioambientais Costeiros- UFPA

Eugênia Bridget Gadelha Figueiredo-coord. Grupo de pesquisa sobre desigualdade e intervenção psicossocial-CONATUS

Evaldo Martins da Silva- IECOS (Instituto de Estudos Costeiros)/ UFPA-Bragança

Eveny de Arruda Limeira, NEPPS/UFPB

Fabiane Fagundes da Fonseca – Pesquisadora Laboratório MARéSS/FURG

Fernanda Terra Stori, Pesquisadora MaREI/University College Cork, Cork, Irlanda

Flávio Furtado de Farias, Curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Francine Cavalcanti, Doutoranda em Geografia, Grupo Costeiros – UFBA

Francisco José Bezerra Souto, LETNO/UEFS, Feira de Santana-BA

Francisco Carlos Alberto Fonteles Holanda - Professor IECOS/UFPA

George Olavo Mattos e Silva, Laboratório de Biologia Pesqueira - LABPESCA/UEFS. Feira de Santana-BA.

Geoter (IFBAIANO)

Giovanna C. Barreto, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e

Desenvolvimento- PPGMADE/ UFPR

Grazielle Fernanda Evangelista Gomes- IECOS (Instituto de Estudos Costeiros)/UFPA-Bragança

Grupo de Estudos Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) da Universidade Federal do Maranhão- MA

Grupo de Estudos Interdisciplinar Pobreza, Trabalho e Lutas Sociais (POPULUS/NEEPD-UFPE)

Grupo de Estudos, Pesquisa e Debates em Serviço Social e Movimento Social- Gserms - UFMA

Grupo de Extensão e Gestão pesqueira – Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura (Depaq)/UFS-SE

Grupo de Pesquisa em Gestão Costeira Decolonial Na Amazônia (GECODAM/UFPA)

Grupo de Pesquisas sobre Gênero, Trabalho e Territórios - GENTTES/UFAL

Instituto Geo-povos do Mar

Ivana Tavares Muricy, Universidade Federal do Recôncavo Baiano

Jacyelle Santos de Alcântara - Mestranda - PPGSS/UFPB

Jéssica Fischer - Pesquisadora Laboratório MARéSS/FURG

João Paulo Macedo coordenador do Nupolis - Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Psicologia Crítica e Subjetivação Política/UFDPAR

João Victor Oliveira (Ciências Sociais/ UFPE/Nuhumar)

Jorge Mesquita Huet Machado Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho Fiocruz -DF,

Pesquisador José R J Santos. – UFRB

Josinaldo Reis do Nascimento, Grupo de Estudos Socioambientais Costeiros- ESAC /IFPA-Bragança-PA

Kássia Rios, Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Comunidades e Territórios Tradicionais, LIECTT/UFRB

Kethleen Vieira (Ciências Sociais/UFPE/Nuhumar)

Laboratório de Ecossistemas Pesqueiros, Instituto Oceanográfico, Universidade de São Paulo- USP

Laboratório de Estudos Rurais (LAE-RURAL)/UFPE

Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato-LEPEC, Departamento de

Geografia e Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO)/UFPE-PE

Laboratório de Gestão Territorial e Educação Popular - MARSOL / UFBA

Laboratório Interdisciplinar MARéSS/FURG

Laboratório Interdisciplinar Natureza, Cultura e Técnica - Departamento de Antropologia e Museologia (DAM)/UFPE

Laboratório Socioambiental do Centro de Estudos do Mar, LabSoc/CEM/UFPR

LABPEXCA,Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão Pesqueira de Comunidades Amazônicas, UFPA Bragança

Leid Jane Modesto da Silva, Mestranda em Serviço Social UFPB

Leonardo Benício (Ciências Ambientais/UFPE - Nuhumar)

Liberdade, Igualdade e Sororidade (Projeto LIS)

Linha de Pesquisa Usos e Conflitos dos Ambientes Costeiros da Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento-PPGMADE/UFPR

Lívia Silva Santos – Estudante do PPGAA/UFPA

Louise Oliveira Ramos Machado, Programa Saúde, Ambiente Trabalho e Sustentabilidade em Comunidades, Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho, Faculdade de Medicina -Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisadora

Luanna Karolyne de Oliveira Cavalcanti - PPGSS/UFPB

Lucas Coelho Pereira - Doutorando em Antropologia Social pela Universidade de Brasília, pesquisador do Laboratório de Antropologia da Ciência e da Técnica- UnB

Lucinaldo da Silva Blandtt-IECOS- Instituto de Estudos Costeiros/ UFPA-Bragança- PA

Lucyanna Melo, Nuhumar/Comunicação/UFPE

Luis Maurício Abdon da Silva, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá-IEPA-AP

Luiza Monteiro Barros, Doutoranda DINTER IESC-UFRJ / PPGSAT-UFBA, Doutorado interistitucional

Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Programa de Pósgraduação Saúde, Ambiente e Trabalho da Universidade Federal da Bahia- UFBA

Marcella da Silva Mello- Mestranda PPGSS/Serviço Social

Marcelo Oliveira - ESAC (Grupo de Estudos Socioambientais Costeiros)/UFPA-Bragança

Maria Gabrielle Chaves Silva - UFPB

Maria Páscoa Sarmento de Sousa (Quilombola do Quilombo Bairro Alto, Município Salvaterra-PA),

Doutoranda do Doutorado em Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará- UFPA

Mariana Clauzet, docente do Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento PPED Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ

Marileide Alves- ESAC (Grupo de Estudos Socioambientais Costeiros)/UFPA-Bragança

Marilu Teixeira Amaral, Universidade do Estado do Amapá- AP

Marina Freire - Extensionista do Programa de Pesquisa Ação da Cadeia Produtiva da Pesca no Litoral Fluminense (PAPESCA/UFRJ

Marta Cristiane Ferreira dos Santos - Programa Saúde, Ambiente Trabalho e Sustentabilidade em Comunidades, Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho, Faculdade de Medicina -Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Pesquisadora Moirah Paula Machado de Menezes-IECOS (Instituto de Estudos Costeiros)/ UFPA-Bragança

Monica Angelim Gomes de Lima - Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho -Faculdade de Medicina da UFBA

NEMA- Núcleo de Estudos em Manguezais, Departamento de Oceanografia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ

Norma Cristina Costa, Grupo de Estudos Socioambientais Costeiros- ESAC/UFPA-Bragança- PA

Núcleo de Estudos Humanidades, Mares e Rios (Nuhumar)/UFPE

Núcleo de Pesquisa Nexus Sociedade e Natureza/UFPE

Observatório do Mercado de Trabalho/UFPE--PE

Oceanógrafo Marcelo Misael, Laboratório Socioambiental do Centro de Estudos do Mar, CEM/UFPR

Osmar Gomes de Alencar Júnior, Coordenador do Observatório do Fundo Público da UFDPar

Osmar Rufino Braga - Coordenador do Projeto de Extensão Mariscando Cidadania (UFDPar)

Paula Chamy- Extensão da UFRJ

Patrícia Albuquerque Medeiros - Tecnóloga em Geoprocessamento e pesquisadora do NEPPS/UFPB

Pedro Castelo Branco Silveira - Fundação Joaquim Nabuco, Pesquisador

Prof. Carlos José Trindade da Rocha – PPGEEA- Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia- UFPA

Prof. Cloves Araújo, GEOGRAFAR/ UNEB

Prof. Dr. Ângelo Brás Fernandes Callou - Departamento de Educação/UFRPE

Prof. Dr. Antônio Vladimir Félix da Silva, Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade

Federal do Piauí/Tenda de Artes e Educação em Saúde (TeArES)

Prof. Dr. Carlos Cioce Sampaio, PPG em Desenvolvimento Regional/FURB e PPGMADE/UFPR

Prof. Dr. Cláudio Jorge Moura de Castilho - grupo de pesquisa Movimentos Sociais e Espaço Urbano (MSEU), Departamento de Ciências Geograficas (DCG), UFPE

Prof. Dr. Cristiano Wellington Noberto Ramalho, Núcleo de Estudos Humanidades, Mares e Rios-Nuhumar/UFPE

Prof. Dr. Dimas Floriani, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento-PPGMADE/ UFPR

Prof. Dr. Emanuel Luiz Pereira da Silva - Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-

Graduação em Serviço Social da UFPB

Prof. Dr. Emílio Negreiros (CAOS - Grupo de Estudo e Pesquisa em Política e Sociologia Ambiental/UFPE)

Prof. Dr. Flávio Bezerra Barros- Professor dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e

Agriculturas Amazônicas da UFPA, e Ciências Ambientais da UNEMAT

Prof. Dr. Gilson Antunes (Núcleo de Estudos Humanidades, Mares e Rios – Nuhumar/UFPE)

Prof. Dr. Gustavo Goulart Moreira Moura, Grupo de Pesquisa em Gestão Costeira Decolonial na Amazônia- GECODAM/UFPA

Prof. Dr. Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior- Dpto. de Sociologia, Universidade Federal do Maranhão

Prof. Dr. Jeovah Meireles, Programa e de Pós-graduação em Geografia/UFC

Prof. Dr. José Milton Andriguetto Filho, Departamento de Zootecnia/ UFPR

Prof. Dr. Manoel Flores Lesama, Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, Setor do Litoral, UFPR

Prof. Dr. Paulo Gilvane Lopes Pena - Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho/

Departamento de Medicina Preventiva e Social/ UFBA

Prof. Dr. Reinaldo S. Marchesi, UFPA

Prof. Dr. Roberto Sampaio, Pontifícia Universidade Católica- PUC/PR

Prof. Dr. Sidney Lianza, Nides/UFRJ

Prof. Dr. Tarcísio Augusto, Núcleo de Estudos Educação Sociedade e Meio Ambiente (NESMA)/UFRPE

Prof. Dr. Thiago Zagonel Serafini, Centro de Estudos do Mar e Programa de Pós-Graduação em Meio

Ambiente e Desenvolvimento- PPGMADE/ UFPR

Prof. Dr. Welbson do Vale Madeira, Departamento de Economia e Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico, UFMA- MA

Prof. Gabriel Brito Costa, Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA-PA

Prof. Gilson Antunes, Nuhumar/UFPE

Prof. José Guilherme Fernandes. Professor associado do PPGEAA/ Campus Castanhal-UFPA

Prof. Luiz Augusto Pinheiro Leal, PPGEAA/PPGEDUC/UFPA

Prof. Marco Antônio Tomasoni, Geografia, UFBA

Prof. Paulo Roberto do Canto Lopes - Professor Colaborador - Campus Castanhal UFPA

Prof. Saulo Arcangeli, UEMA-MA

Profa. Almira Almeida Cavalcante, DSS/UFPB e Doutoranda em Serviço Social, Pesquisadora NEPPS/UFPB.

Profa. Ana Virgínia Alves de Santana -IGEO, UFBA

Profa. Ângela Maria Ferreira de Medeiros -IFMA-MA

Profa. Antônia Socorro Pena da Gama - Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Profa. Guiomar Germani, Geografar/UFBA

Profa. Helia del Carmen Farias Espinoza/SC

Profa. Isis Abel Bezerra, PPGEAA/PPGSAAM/UFPA

Profa. Liandra Caldasso –Laboratório MARéSS/FURG

Profa. Lourinalda Luiza Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pesquisadora do Programa

Saúde, Ambiente, Trabalho e Sustentabilidade em Comunidades, Programa de Pós-Graduação em

Saúde, Ambiente e Trabalho, Faculdade de Medicina -Universidade Federal da Bahia, UFBA-BA

Profa. Maria Elisabeth de Araújo, UFPE

Profa. Margarida Maria de Andrade Furtado, Aposentada da UECE-CE.

Profa. Mariana Cavalcanti Braz Berger, Departamento de Serviço Social, UFMA-MA

Profa. Marina Maciel Abreu, Departamento de Serviço Social, UFMA-MA

Profa. Paula Regina de Oliveira Cordeiro, UNEB e Doutoranda no Grupo Costeiros, UFBA

Profa. Patrícia de Carvalho Silva Martins - Coordenadora do Curso de Bacharelado em Serviço Social da FABEX e Pesquisadora do NEPPS/UFPB

Profa. Priscila Saikoski Miorando - Ufopa/Campus Oriximiná-PA

Profa. Sylvia Maria Trusen, PPGEAA, UFPA

Profa. Tatiana Walter, Laboratório MARéSS/FURG

Profa. Valéria da Vinha –PPED/UFRJ- RJ

Profa. Dra. Aline Trigueiro - Departamento de Ciências Sociais – UFES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento – Geppedes/UFES)

Profa. Dra. Ana Angélica Martins da Trindade - Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e

Trabalho/ Faculdade de Medicina, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Profa. Dra. Ana Carine Carvalho Cardoso - Programa Saúde, Ambiente Trabalho e Sustentabilidade em

Comunidades, Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho, Faculdade de Medicina -Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Profa. Dra. Andreia Patrícia dos Santos, Rede Mulher e Meio Ambiente - REMMA/UFPE

Profa. Dra. Ângela Damasceno, Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento-PPGMADE/UFPR

Profa. Dra. Beate Saegesser Santos (Grupo de pesquisas em Nanotecnologia Biomédica/UFPE)-PE

Profa. Dra. Beatrice Padovani Ferreira, LECOR- Laboratório de Estudos em Ecossistemas Oceânicos e Recifais, Departamento de Oceanografia, Centro de Tecnologia, UFPE

Profa. Dra. Camila Vasconcelos de Oliveira - Departamento de Medicina Preventiva e Social/ UFBA

Profa. Dra. Carina Foppa, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento-PPGMADE/ UFPR

Profa. Dra. Cristiana Losekann Organon- Núcleo de estudo pesquisa e extensão em mobilizações sociais, UFES

Profa. Dra. Doris Aleida Sayago, Centro de Desenvolvimento Sustentável-CDS/UnB

Profa. Dra. Edvânia Tôrres Aguiar Gomes, Líder do Grupo Nexus Sociedade-Natureza e

Professora Titular do Dep. Geografia e dos Programas de Pós-graduação, PPGEO, PRODEMA e MDU/UFPE

Profa. Dra. Eliana S. J. Creado - Docente em Antropologia, Grupo Ambiências, PGCS-UFES

Profa. Dra. Flávia Goreth da Silva Almeida - Programa Saúde, Ambiente Trabalho e Sustentabilidade em Comunidades, Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho, Faculdade de Medicina - Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Profa. Dra. Francisca de Souza Miller, Departamento e Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e Coordenadora do Grupo de Pesquisa de Etnologia, Tradição, Ambiente e Pesca Artesanal-ETAPA-UFRN

Profa. Dra. Ila Rocha Falcão - Programa Saúde, Ambiente Trabalho e Sustentabilidade em Comunidades, Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho, Faculdade de Medicina -Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Profa. Dra. Isabela Baleeiro Curado, Fundação Getúlio Vargas / Escola de Administração de Empresas de São Paulo FGV-EAESP

Profa. Dra. Isabella Ribeiro Aragão - Design da Informação/UFPE

Profa. Dra. Ivone Batista Alves - Programa Saúde, Ambiente Trabalho e Sustentabilidade em Comunidades, Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho, Faculdade de Medicina -Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Profa. Dra. Lilian Mello, Núcleo de Oceanografia Educacional-NOEd, Centro de Estudos do Mar, CEM/CP/UFPR

Profa. Dra. Liliani Tiepolo, Laboratório de Conservação da Biodiversidade e Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável, Setor do Litoral-PPGDTS/ST/UFPR

Profa. Dra. Lourdes Furtado - Museu Paraense Emílio Goeldi/COCHS/Laboratório de Antropologia dos Meios Aquático/PA

Profa. Dra. Lucia Helena de Oliveira Cunha, Universidade Federal da Paraíba/UFPB e PPGMADE/ UFPR

Profa. Dra. Luciana Gomes de Araújo (Pesquisadora de Pós-Doutorado do Instituto de Energia e Ambiente – USP)- SP

Profa. Dra. Manuela Dreyer, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento-PPGMADE/ UFPR

Profa. Dra. Maria Cristina Alves Maneschy, Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Relações de Gênero/UFBA

Profa. Dra. Mônica Angelim Gomes de Lima - Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho/ Departamento de Medicina Preventiva e Social/ UFBA

Profa. Dra. Naína Pierri Estades, Centro de Estudos do Mar e Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento- PPGMADE/ UFPR

Profa. Dra. Nashieli Cecília Rangel Loera - Centro de Estudos Rurais (Ceres) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)- SP

Profa. Dra. Natália Tavares de Azevedo, PPGDTS/Setor Litoral e Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento- PPGMADE/ UFPR

Profa. Dra. Patrícia Marília Félix da Silva (Pós-doutoranda do PPGS/UFPE)

Profa. Dra. Rita de Cássia Franco Rêgo - Programa Saúde, Ambiente Trabalho e Sustentabilidade em Comunidades, Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho, Faculdade de Medicina -Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Profa. Dra. Roberta Sá Leitão Barboza- LABPEXCA/ESAC- UFPA Bragança

Profa. Dra. Tamara Van Kaick, Departamento de Química e Biologia e Assessora do Núcleo de Saúde e Meio Ambiente - DIREXT/PROREC PPGFCET/UTFPR

Profa. Dra. Vanessa Andreoli. Educação no Campo, Setor Litoral, UFPR

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema)/UFPE

Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO)/UFPE

Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS)/UFPE

Projeto Saberes e Fazeres do Mar, Núcleo de Oceanografia Educacional-NOEd e Educação no Campo, CEM/Setor Litoral/UFPR

Rafaela Galindo (PPGS/UFPE – Nuhumar)

Ramona Raíssa Melo Ribeiro (PPGS/UFPE – Nuhumar)

Ricardo Nehrer – Biólogo e consultor

Rita de Cassia Lopes Gomes - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (PPGSAT), Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA.

Rosigleyse Corrêa de Sousa Felix- IECOS (Instituto de Estudos Costeiros)/ UFPA-Bragança

Roxana Ruiz - Pesquisadora Laboratório MARéSS/FURG

Sandra Nazaré Dias Bastos- IECOS (Instituto de Estudos Costeiros)/ UFPA-Bragança

Sheila Mendes Argolo, Programa Saúde, Ambiente Trabalho e Sustentabilidade em Comunidades,

Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho, Faculdade de Medicina -Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Pesquisadora Silvia Rodrigues Fernandes - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (PPGSAT) Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA

Simoni Santos da Silva-- IECOS (Instituto de Estudos Costeiros)/ UFPA-Bragança

Sirley Luzia de Figueiredo Silva IEPA - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá- AP

Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia -SBEE

Sociedade Brasileira de Sociologia- SBS

Solange Coutinho - Fundação Joaquim Nabuco

Soraia Monteiro Afonso - Doutoranda de Geografia, Grupo Costeiros – UFBA

Tainah Maria de Souza Lunge, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento- PPGMADE/ UFPR

Tanize Dias - Pesquisadora Laboratório MARéSS/FURG

Tarcísio Quinamo, da Fundaj-Fundação Joaquim Nabuco, pesquisador, PE

Thaúanna Gomes Cavalcante - Pesquisadora do NEPPS/UFPB

Tiago Rodrigues, EetnografAR- UFRB

Valéria dos Santos Moraes Ornellas- IECOS (Instituto de Estudos Costeiros)/ UFPA-Bragança

Vanice Selva - Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPE)

Victor Cunha - Extensionista do Programa de Pesquisa Ação da Cadeia Produtiva da Pesca no Litoral Fluminense (PAPESCA/UFRJ)

Veronic Mesquita - oceanógrafa da UERJ

Virgínia Helena Serrano, Pesquisadora do NEPPS/ UFPB

Wandicléia Lopes de Sousa - Doutoranda da Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento/Ufopa

Zélia Maria Pimentel Nunes - IECOS (Instituto de Estudos Costeiros)/ UFPA-Bragança

Comentários

  1. Flávio Bezerra Barros- Programas de Pós-Graduação em Antropologia e Agriculturas Amazônicas da UFPA, e Ciências Ambientais da Unemat.

    ResponderExcluir
  2. Patricia de Araújo Silva, doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em desenvolvimento. agricultura e sociedade, CPDA/UFRRJ.

    ResponderExcluir
  3. Harrah's Resort Southern California - Mapyro
    Harrah's 논산 출장안마 Resort 광명 출장샵 Southern California 제주도 출장샵 · 나주 출장마사지 Hotel 안동 출장샵 NamePhone/PhoneAddressLocation(s)PhoneConvention Location(s)Phone NumberAddress(s)Phone NumberContact Email Address

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pescando em outras águas | Colônia Z-4 se despede de seu Romildo

Texto por Lígia Apel A Colônia de Pescadores Z-4, de Olinda, Pernambuco, está de luto. Dia 23, sexta feira passada, faleceu  Senhor Romildo na festa do padroeiro dos pescadores, São Pedro. Foto: álbum de família. seu presidente Romildo Ferreira de Holanda, vítima da Covid 19. O pesar é grande entre seus familiares e amigos que o tinham como uma das mais importantes lideranças dos pescadores e pescadoras artesanais do território pesqueiro onde se localizam as comunidades Amaro Branco, Ilha de Maruim, Jardim Atlântica e Rio Doce, nas imediações da ponte Limoeira e Ponta do Janga, entre Recife e Olinda. “Essa responsabilidade é comigo, agora. Vou ver  se junto os pescadores e dou conta da continuação da luta dos pescadores daqui de Olinda”, disse o vice-presidente da Colônia, Nilson Monteiro da Silva, lembrando da perda de sua mãe e irmão. “É muita dor para uma pessoa só, mas nós vamos pedir primeiramente a Deus sabedoria, força, coragem, pra gente se unir um com o outro, tanto os pescado

Pescando em outras águas | A despedida do Pescador Pixico

Texto: Lígia Apel “Não tinha um dia que se encontrasse com ele, que ele não tivesse um sorriso no rosto, mesmo diante de toda dificuldade”.  Assim a bióloga Liliana Souza descreve a  personalidade do seu Pixico, pescador  artesanal de Cajueiro da Praia, no Piauí, falecido no dia 22 de julho, em decorrência do Covid 19, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba. O pescador Francisco Roque dos Santos, seu Pixico, 65, é mais uma das vítimas do descaso com que o poder público brasileiro vem tratando a pandemia que assolou o planeta e está levando o novo coronavírus para os mais distantes rincões do Brasil. Liliana, acompanha há oito anos o Projeto Peixe-Boi Marinho, no Pontal do Socó, na Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba, e tem uma forte ligação com os pescadores desse território, pois são os mais importantes aliados na proteção de um dos maiores abrigos de peixe-boi marinho do Brasil. Para a bióloga, a perda de seu Pixico é irreparável. “Antes de se internar sai