Pular para o conteúdo principal

Sobre nós

O Grupo Observatório dos Impactos do Coronavírus nas Comunidades Pesqueiras é formado por pescadores e pescadoras de todo o país, junto com cientistas e apoiadores da pesca artesanal, para  monitorar os impactos e discutir o enfrentamento ao covid19 nas comunidades pesqueiras.

Criado em março de 2020, o Observatório tenta preencher a lacuna da incipiência de coleta de informações realizadas pelos poderes públicos relacionados aos grupos de pesca artesanal, que desde os últimos crimes ambientais, como os de Mariana, Brumadinho e mais recentemente com o óleo nas praias do nordeste e de parte do sudeste do Brasil, têm sido profundamente impactados na saúde e na parte econômica, com graves consequências sociais, cujos impactos ainda não estão devidamente dimensionados.

As informações que subsidiam a sistematização elaborada pelo Observatório, são colhidas através da colaboração dos próprios pescadores artesanais, que enviam os dados através das redes sociais e de  um formulário na Internet, que pode ser acessado aqui.

Depois de coletadas, as informações são organizadas pelos nossos pesquisadores nos boletins diários.  O grupo de sistematização é formado por participantes indicados pelo coletivo do Observatório, estando organizado em 4 subgrupos: I- de dados quali/quantitativos; II- de educação em saúde; III- de sócio política e; IV- de comunicação. Os três primeiros sistematizam, elaboram análises e propõem caminhos. O quarto grupo trabalha junto com os demais para veicular os conteúdos em diferentes formatos. A ideia é que os dados demonstrem o cenário de contaminação e enfrentamento à pandemia, mas que também possam subsidiar na formulação de políticas públicas posteriormente.

Fazem parte do Grupo Observatório dos Impactos do Coronavírus nas Comunidades Pesqueiras:

Organizações Proponentes
-Movimento dos Pescadores e Pescadoras artesanais (MPP)
-Articulação Nacional das Pescadoras (ANP)
-Comissão Nacional pelo Fortalecimento da Resex Costeiras-Marinhas (CONFREM)
-Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras ( RJ-SP-PR)
-Conselho Pastoral dos Pescadores
-Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho/ Departamento de Medicina Preventiva e Social/ UFBA
-Laboratório de Gestão Territorial e Educação Popular- MARSOL/UFBA
-Laboratório Socioambiental do Centro de Estudos do Mar, LabSoc/CEM/UFPR
-Linha de Pesquisa Usos e Conflitos dos Ambientes Costeiros da Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento-PPGMADE/UFPR
-Núcleo de Estudos Humanidades, Mares e Rios-NUHUMAR/UFPE
-Lima-Green, analista estatístico do IBGE, aposentado

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Instituições e pesquisadores de outras regiões que tiverem interesse em colaborar podem participar? Tem algum contato para falar diretamente com integrantes do Grupo?
    Abraços,
    Thaís.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thaís! Isso é possível, sim! Envie um email para cppcomunicacao@gmail.com, falando-nos da instituição da qual faz parte e o motivo do interesse em participar.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pescando em outras águas | Colônia Z-4 se despede de seu Romildo

Texto por Lígia Apel A Colônia de Pescadores Z-4, de Olinda, Pernambuco, está de luto. Dia 23, sexta feira passada, faleceu  Senhor Romildo na festa do padroeiro dos pescadores, São Pedro. Foto: álbum de família. seu presidente Romildo Ferreira de Holanda, vítima da Covid 19. O pesar é grande entre seus familiares e amigos que o tinham como uma das mais importantes lideranças dos pescadores e pescadoras artesanais do território pesqueiro onde se localizam as comunidades Amaro Branco, Ilha de Maruim, Jardim Atlântica e Rio Doce, nas imediações da ponte Limoeira e Ponta do Janga, entre Recife e Olinda. “Essa responsabilidade é comigo, agora. Vou ver  se junto os pescadores e dou conta da continuação da luta dos pescadores daqui de Olinda”, disse o vice-presidente da Colônia, Nilson Monteiro da Silva, lembrando da perda de sua mãe e irmão. “É muita dor para uma pessoa só, mas nós vamos pedir primeiramente a Deus sabedoria, força, coragem, pra gente se unir um com o outro, tanto os pescado

Confira a participação do Observatório no Congresso da UFBA!

Você perdeu a participação do Observatório dos Impactos do Coronavírus nas Comunidades Pesqueiras no   Congresso Virtual da UFBA , no último dia 25/05? Não se preocupe! Os vídeos das duas partes da apresentação ainda podem ser acessados nas duas plataformas: Facebook e Youtube. Logo abaixo, disponibilizamos os links! Facebok:  Link: Parte 1 Link: Parte 2 Youtube: Parte 1: Parte 2:

Observatório lança Nota em repúdio à resolução 500/2020 do Conama

Movimentos e organizações de pescadores e pescadoras artesanais, pesquisadores e ativistas acabam de lançar nota  de repúdio  à resolução 500/2020 do Conama. 448  organizações, no total, assinam a nota. No documento divulgado hoje (01/10),  as organizações alertam para o impacto que a medida pode ter sobre os manguezais, afetando diretamente no meio ambiente, na reprodução das espécies marinhas e no aceleramento das mudanças climáticas. Outra preocupação apontada na nota é que a resolução 500/2020 aumente o risco de conflitos nos territórios pesqueiros, ameaçando assim a vida e a permanência dos pescadores e pescadoras artesanais  nos seus territórios.  Confira a nota na íntegra logo abaixo ou acesse o documento por  aqui ! --------------------------------------------------------------------------- NOTA DE REPÚDIO À RESOLUÇÃO CONAMA nº 500/2020 DO 28 DE SETEMBRO DE 2020 EM DEFESA DA PESCA ARTESANAL E SUAS COMUNIDADES Nós, pescadoras e pescadores artesanais, povos e