Pular para o conteúdo principal

Pescando em outras águas | Colônia Z-4 se despede de seu Romildo

Texto por Lígia Apel


A Colônia de Pescadores Z-4, de Olinda, Pernambuco, está de luto. Dia 23, sexta feira passada, faleceu 
Senhor Romildo na festa do
padroeiro dos pescadores, São Pedro.
Foto: álbum de família.
seu presidente Romildo Ferreira de Holanda, vítima da Covid 19.

O pesar é grande entre seus familiares e amigos que o tinham como uma das mais importantes lideranças dos pescadores e pescadoras artesanais do território pesqueiro onde se localizam as comunidades Amaro Branco, Ilha de Maruim, Jardim Atlântica e Rio Doce, nas imediações da ponte Limoeira e Ponta do Janga, entre Recife e Olinda.

“Essa responsabilidade é comigo, agora. Vou ver  se junto os pescadores e dou conta da continuação da luta dos pescadores daqui de Olinda”, disse o vice-presidente da Colônia, Nilson Monteiro da Silva, lembrando da perda de sua mãe e irmão. “É muita dor para uma pessoa só, mas nós vamos pedir primeiramente a Deus sabedoria, força, coragem, pra gente se unir um com o outro, tanto os pescadores como os órgãos e os parceiros, entidades, povos tradicionais e o movimento dos pescadores”, disse, conclamando a todos e todas para que não desanimem frente ao perigo que está aí e que, ao que tudo indica, vai continuar se propagando. “Vamos continuar cuidando um do outro”, pediu.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Confira a participação do Observatório no Congresso da UFBA!

Você perdeu a participação do Observatório dos Impactos do Coronavírus nas Comunidades Pesqueiras no   Congresso Virtual da UFBA , no último dia 25/05? Não se preocupe! Os vídeos das duas partes da apresentação ainda podem ser acessados nas duas plataformas: Facebook e Youtube. Logo abaixo, disponibilizamos os links! Facebok:  Link: Parte 1 Link: Parte 2 Youtube: Parte 1: Parte 2:

Observatório lança Nota em repúdio à resolução 500/2020 do Conama

Movimentos e organizações de pescadores e pescadoras artesanais, pesquisadores e ativistas acabam de lançar nota  de repúdio  à resolução 500/2020 do Conama. 448  organizações, no total, assinam a nota. No documento divulgado hoje (01/10),  as organizações alertam para o impacto que a medida pode ter sobre os manguezais, afetando diretamente no meio ambiente, na reprodução das espécies marinhas e no aceleramento das mudanças climáticas. Outra preocupação apontada na nota é que a resolução 500/2020 aumente o risco de conflitos nos territórios pesqueiros, ameaçando assim a vida e a permanência dos pescadores e pescadoras artesanais  nos seus territórios.  Confira a nota na íntegra logo abaixo ou acesse o documento por  aqui ! --------------------------------------------------------------------------- NOTA DE REPÚDIO À RESOLUÇÃO CONAMA nº 500/2020 DO 28 DE SETEMBRO DE 2020 EM DEFESA DA PESCA ARTESANAL E SUAS COMUNIDADES Nós, pescadoras e pescadores artesanais, povos e