Confira alguns dos documentos e manifestações públicas do Observatório dos Impactos do Coronavírus nas Comunidades Pesqueiras:
>> REIVINDICAÇÕES DA PESCA ARTESANAL DO BRASIL FRENTE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
>> Cartilha: O que os pescadores e pescadoras artesanais precisam saber sobre o Coronavírus (Covid-19)?
>> REIVINDICAÇÕES DA PESCA ARTESANAL DO BRASIL FRENTE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
O documento relata o recente contexto socioeconômico enfrentado pelas comunidades pesqueiras, que pode ser ainda mais agravado pela pandemia do Coronavírus. O texto também apresenta todas as reivindicações dos movimentos pesqueiros, em conjunto com pesquisadores e ativistas de organizações de apoio à pesca artesanal.
>> Cartilha: O que os pescadores e pescadoras artesanais precisam saber sobre o Coronavírus (Covid-19)?
Para responder perguntas de como evitar a contaminação pelo Coronavírus ou sobre como realizar a pesca nesses tempos de pandemia, o Grupo Observatório dos Impactos do Coronavírus nas Comunidades Pesqueiras acaba de lançar uma cartilha que tenta, de maneira leve, responder essas questões.
Direcionada para as comunidades pesqueiras, a publicação tem o objetivo de ser um instrumento de formação, que ajude a tirar as principais dúvidas dos pescadores e pescadoras artesanais.No documento, assinado por 448 organizações e movimentos de pescadores e pescadoras artesanais, pesquisadores e ativistas, os signatários alertam para o impacto que a resolução 500/2020 do Conama pode ter sobre os manguezais, afetando diretamente no meio ambiente, na reprodução das espécies marinhas e no aceleramento das mudanças climáticas.
Outra preocupação apontada na nota é que a resolução 500/2020 aumente o risco de conflitos nos territórios pesqueiros, ameaçando assim a vida e a permanência dos pescadores e pescadoras artesanais nos seus territórios.
Comentários
Postar um comentário